sexta-feira, 7 de setembro de 2012

07 de setembro, fanfarra e muita saudade!!

Eu estava refletindo sobre o dia "07 de setembro" quando me veio à memória um momento tão especial que decidi voltar ao computador e compartilhar com vocês!!!

Um momento único e mágico que aconteceu tanto na minha vida como da Cissi na fase escolar! Ah, a Mamys também participou!!!!

Para vocês entenderem o significado deste momento vou voltar rapidamente à minha infância em Ouro Preto, Minas Gerais, onde vivi por 6 anos. Por ser o berço da Inconfidência Mineira, cresci sempre às voltas de desfiles ou paradas de 07 de setembro e 21 de abril, sempre na Praça Tiradentes. Nesta datas sempre desfilava com a escola, a Cissi ainda era criança.

Quando retornamos à São Paulo, para Santo André, minha cidade (o A do Grande ABC), eu e a Cissi fomos estudar na principal escola da cidade a "E.E.P.S.G.Dr. Américo Brasiliense", um privilégio nos anos 80. A escola era destaque nas paradas anuais de 07 de setembro, e detinha vários títulos como Campeã do Desfile de Fanfarra dos Alunos!

Eu e a Cissi ingressamos na fanfarra da escola, tinhámos o compromisso de ensaiar 1 hora todos os dias da semana após as aulas (durante 4 meses). Os ensaios eram puxados e cobrada a presença e comprometimento dos alunos. No caso da Cissi, foi mais interessante! Ela tinha 09 anos e só era permitido participar da fanfarra com 10 anos, ela e uma coleguinha ficaram no pé do Maestro todos os dias até que ele cedeu...rss!

Enfim depois de tanto ensaios, chegou o nosso dia, 07 de setembro de 1983! Estávamos ansiosas, parecia o dia da noiva...rss! A Mamys comprou tênis novos, meias e luvinhas brancas! Nosso uniforme estava impecável, pois iriámos tocar na fanfarra da escola!! Eu nem consegui dormir direito, de tanta ansiedade!!!

As 07 horas da manhã a família toda estava na avenida D. Pedro II para assistir o desfile. Nós cruzamos a avenida inteira, eu na frente tocando surdo e a Cissi mais no fundo tocando caixa. Foi a realização de um sonho, mágico, indescritível, único!!!!!

Quando acabou o desfile, nós já faziámos planos para o ano seguinte! Mas infelizmente meu pai foi transferido para Sâo Luís do Maranhão e para nossa tristeza estes desfiles com fanfarra de alunos  não era tradição entre as escolas. Nós ficamos muito, muito triste e sempre recordavámos este momento!!

Depois na fase adulta, na correria e compromissos do dia-a-dia, o feriado de 07 de setembro foi engolido na expectativa de se aproveitar o feriado na praia ou viagens rápidas e a essência desta data se perdeu!!

Mas felizmente, hoje resgatei estas memórias tão preciosas para minha família! É uma pena que eu não tenha fotos para mostrar para vocês!

Vocês acreditam que até hoje, quase 30 anos, nós sabemos de cor a marcha que tocamos!!!

Muita saudade deste momento......

Um ótimo 07 de setembro para todos vocês!!

Beijos da Teca Maria e Cissi!!!