segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Óleo de Argan:: O Ouro de Marrocos!!

Tenho ouvido falar muito neste óleo e na semana passada recebi uma miniatura do mesmo na minha GlossyBox Premium de agosto. Dessa forma começaram a me perguntar: o que é  óleo de argan??? Então vamos lá....

Não é a toa que o Óleo de Argan é conhecido como o Ouro de Marrocos, isto porque é um óleo extraído das sementes da árvore de Argania, que está em extinção e sob proteção da UNESCO, encontrada somente no sudoeste de Marrocos.

Além disso, o óleo contêm valores nutricionais e demartológicos  riquíssimos, podendo ser utilizado tanto na culinária como na cosmética!

Só para você ter uma idéia do seu valor, o óleo de argan faz parte da medicina tradicional do Marrocos, e atualmente muitos laboratórios o tem usado o óleo para as unhas, cabelos e na fabricação de sabonetes.

O óleo é  rico em ácidos graxos essenciais (ácido oleico e ácido linoleico), vitamina A, D e E, ômega 6 e ômega 9.

Na cosmética, este óleo tem sido muito utilizado para os cabelos, pois pode ser utilizado em qualquer tipo, inclusive os oleosos. Por ser absorvido instantaneamente o óleo age combatendo o ressecamento, controlando o frizz e deixando os cabelos brilhantes! Uma maravilha, não acham???

O óleo pode ser utilizado de várias formas, sempre aplicando uma pequena quantidade na palma das mãos e passando no comprimento e nas pontas, nunca no couro cabeludo:
  • Antes da escova, ajuda a secar mais rápido deixando os fios mais macios;
  • Depois da escova, como finalizador e
  • Tratamento capilar, através de massagens.
Há vários blogs com dicas de profissionais sobre com utilizá-los e tirar melhor proveito do seu óleo de argan, como o M de Mulher, da Abril.

Sobre as sementes extraída da argania, existe um fato curioso! Antigamente os Berberes ou Amazighs (povos indígenas de Marrocos) coletavam os resíduos das sementes da argania, que as cabras comiam mas não eram digeridas. Pois as cabras subiam nas árvores para comer seus frutos. Hoje as sementes e amêndoas são colhidas diretamente das árvores e processadas mecanicamente. 

As cabras comendos os frutos da argania (foto: www.robrasa.com) 

Plantação de argania (foto: http://en.wikipedia.org)

O que vocês acharam, o óleo de Argan merece o título internacional de Ouro de Marrocos, não é??  Eu estou adorando o meu óleo e recomendo para todas vocês!!

Beijos da Teca Maria!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!! Deixe o seu comentário, é muito importante para o Blog!!