domingo, 14 de agosto de 2011

Manhã Bucólica em SP:: Estrada

Como já havia comentado no post anterior, semana passada fiz uma viagem ultra rápida para Rio Claro, só para visitar minha avó e minha tia.

Eu gosto muito de viajar de carro, principalmente se eu estiver de co-piloto, só contemplando a paisagem...rsss, observando pequenos detalhes, curtindo o sol, o vento.....vejam só:

Acima, estrada rural que liga Rio Claro à Charqueada (estrada Irineu Pentado). Estávamos deixando a cidade, por volta das 10h da manhã. O dia estava lindo, ensolarado e com uma temperatura muito agradável!


Ainda na estrada Irineu Pentado podemos contemplar algumas vaquinhas! Eu achei que elas estavam tão magrinhas!!


Aqui já estávamos na Washington Luís, que passa por Santa Gertrudes, Cordeirópolis...terminando na Rodovia Anhanguera (SP 330).


Já em Cordeirópolis, sempre preferimos pegar a Rodovia dos Bandeirantes. Como este trecho foi o último a ser entregue, em 1998, é conhecido por Nova Bandeirantes.

O trecho, de  78 Km, é perfeito, pois o tráfego de carro é pequeno se compararmos com a Rodovia Anhanguera. É necessário dobrar a atenção, pois é muito plano e tranquilo!!


Tanto na Washingtom Luís, Anhanguera e Bandeirantes encontramos muitas plantações de cana-de-açúcar por toda extensão. Sendo uma das principais atividades econômicas da região.


Neste trecho a cana-de açúcar já havia sido colhida, aguardando a preparação para nova plantação.


Já neste trecho a plantação passou pelo processo de  queimada ao invés de ter sido colhida mecanicamente. A queimada serve para a retirada das folhas seca, permanecendo somente o caule, que é o que interessa. Elas são nocivas à saúde, ocasionando graves problemas respiratórios.

Esta prática deve acabar e as empresas devem se adequar a nova legislação ambiental até o ano de 2014, onde as queimadas deverão ser totalmente proibidas. Hoje ainda é permitido que as empresas queimem um determinado percentual de terra, diminuindo a cada ano.

Gostou do passeio? Pelo menos 1 vez por ano eu vou para Rio Claro, e não me canso de contemplar toda a viagem, e desta vez deixei um registro para vocês!!



Beijos da Teca Maria!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!! Deixe o seu comentário, é muito importante para o Blog!!