Como toda semana eu venho com uma confissão, hoje não poderia ser diferente! Vamos lá pessoal, eu sou uma pessoa extremamente paranóica...rss!! Isso mesmo, sou muito desconfiada, mesmos não aparentando e meus amigos sabem disso...rss!
E com o lixo então!! Acho que depois de assistir filmes policiais em que podemos encontrar várias pistas ou descobrir o perfil do dono do lixo, piorei ainda mais...rss.
Algo que contribuiu para me deixar mais tranquila foi a aquisição de uma fragmentadora de papéis. Sempre tive vontade de ter uma, mas o preço não ajudava muito, ainda mais quando se tem prioridades!! Mas no começo do ano a Cissi comprou uma com um preço bem em conta, por volta de R$ 50,00 no Kalunga.
A fragmentadora de papéis é pequena e de plástico, parece uma lixeirinha! |
É claro que por este preço existem alguns inconvinientes, porém nada de mais, já que não a uso com tanto frequência, com é o caso de escritórios. São eles:
- A desfragmentadora é muito barulhenta,
- É preciso ter muito cuidado para colocar o papel, afim de evitar atolamentos,
- Deve-se colocar no máximo de 5 a 6 folhas, dependendo da gramatura do papel e
- Ele tem pausas de 15 min entre os períodos de uso.
O dispositivo que fragmenta os papéis parece uma tampa. |
Porém há pontos a favor também:
- Leve e compacta, parece um baldinho plástico de lixo,
- Fácil manuseio,
- Elétrica e
- Acaba com qualquer paranóia...rss.
Quanto a fragmentação existe uma grande vantagem em se tratando do meio ambiente. O papel é um afeltrado de fibras que são aproveitadas na reciclagem. Quando você rasga um papel, essas fibras são destruídas, sem contar no espaço que o papel amassado ocupa na lixeira. Ao ser fragmentado o papel é cortado em tiras preservando suas fibras, garantindo 100% de reaproveitamento!!
Eu fragmento boletos bancários, correspondências, mala diretas ou qualquer documento que tenha meu nome, endereço ou informações bancárias. É perfeito também para o descarte de provas e trabalhos escolares que não têm mais validade, como sempre tem o nome do aluno, tomo o maior cuidado, pois são documentos!
Esta semana foram 80 litros de papéis, ao serem fragmentados! Eles ficam parecendo ninhos que ocupam menos espaço. |
Este final de semana eu aproveite e fiz uma limpeza geral!! Foram 3 sacos de lixo (dois de 15 litros e um de 50 lilros) com documentos que agora podem ter o descarte seguro e correto! Na garagem do prédio que moro existe um bag enorme que a prefeitura colocou para o descarte de materiais reciclados. Sempre contribuo com papéis fragmentados...rss.
E vocês, como fazem para descartar papéis ou documentos? Saibam que rasgar não tem problema, mas amassar agora não é mais permitido, pois agora vocês já sabem que não é correto!
Beijos da Teca Maria!!
Tb tenho o maior cuidado c nomes e endereços.
ResponderEliminarEu adooooooro picotar papel hahaha e sou louca pra comprar uma dessas. Esses pontos negativos ai q vc deu são super comuns em várias maquinas até msm com preços mais altos. Achei que 50 reais compensa muito! Assim que der compro uma pra mim rss
Bjuu