sexta-feira, 7 de setembro de 2012

07 de setembro, fanfarra e muita saudade!!

Eu estava refletindo sobre o dia "07 de setembro" quando me veio à memória um momento tão especial que decidi voltar ao computador e compartilhar com vocês!!!

Um momento único e mágico que aconteceu tanto na minha vida como da Cissi na fase escolar! Ah, a Mamys também participou!!!!

Para vocês entenderem o significado deste momento vou voltar rapidamente à minha infância em Ouro Preto, Minas Gerais, onde vivi por 6 anos. Por ser o berço da Inconfidência Mineira, cresci sempre às voltas de desfiles ou paradas de 07 de setembro e 21 de abril, sempre na Praça Tiradentes. Nesta datas sempre desfilava com a escola, a Cissi ainda era criança.

Quando retornamos à São Paulo, para Santo André, minha cidade (o A do Grande ABC), eu e a Cissi fomos estudar na principal escola da cidade a "E.E.P.S.G.Dr. Américo Brasiliense", um privilégio nos anos 80. A escola era destaque nas paradas anuais de 07 de setembro, e detinha vários títulos como Campeã do Desfile de Fanfarra dos Alunos!

Eu e a Cissi ingressamos na fanfarra da escola, tinhámos o compromisso de ensaiar 1 hora todos os dias da semana após as aulas (durante 4 meses). Os ensaios eram puxados e cobrada a presença e comprometimento dos alunos. No caso da Cissi, foi mais interessante! Ela tinha 09 anos e só era permitido participar da fanfarra com 10 anos, ela e uma coleguinha ficaram no pé do Maestro todos os dias até que ele cedeu...rss!

Enfim depois de tanto ensaios, chegou o nosso dia, 07 de setembro de 1983! Estávamos ansiosas, parecia o dia da noiva...rss! A Mamys comprou tênis novos, meias e luvinhas brancas! Nosso uniforme estava impecável, pois iriámos tocar na fanfarra da escola!! Eu nem consegui dormir direito, de tanta ansiedade!!!

As 07 horas da manhã a família toda estava na avenida D. Pedro II para assistir o desfile. Nós cruzamos a avenida inteira, eu na frente tocando surdo e a Cissi mais no fundo tocando caixa. Foi a realização de um sonho, mágico, indescritível, único!!!!!

Quando acabou o desfile, nós já faziámos planos para o ano seguinte! Mas infelizmente meu pai foi transferido para Sâo Luís do Maranhão e para nossa tristeza estes desfiles com fanfarra de alunos  não era tradição entre as escolas. Nós ficamos muito, muito triste e sempre recordavámos este momento!!

Depois na fase adulta, na correria e compromissos do dia-a-dia, o feriado de 07 de setembro foi engolido na expectativa de se aproveitar o feriado na praia ou viagens rápidas e a essência desta data se perdeu!!

Mas felizmente, hoje resgatei estas memórias tão preciosas para minha família! É uma pena que eu não tenha fotos para mostrar para vocês!

Vocês acreditam que até hoje, quase 30 anos, nós sabemos de cor a marcha que tocamos!!!

Muita saudade deste momento......

Um ótimo 07 de setembro para todos vocês!!

Beijos da Teca Maria e Cissi!!!

5 comentários:

  1. Que lindo, querida! Aqui nos EUA essas tradicoes ainda sao mantidas.Me da uma tristeza enorme ver muitas dessas tradicoes, participacao das escolas, seriedade e alegria dos alunos por fazerem parte de algo, assim se perderem em datas como essa. Nem sei se ainda existe fanfarras ai! Apesar de nunca ter feito parte, me lembro da fanfarra da minha escola ensaindo arduamente, iamos aos desfiles apoiar. Nao e facil ser patriota ai no Brasil...rsrs mas gostaria que tivessemos mais orgulho do nosso pais.
    Obrigada por compartilhar a experiencia de voces...saudade!
    Bjnhos pra voce, Cissi e Mammy (lindas :)

    ResponderEliminar
  2. Daisy querida, é uma pena ver uma tradição que deveríamos nos orgulhar no Brasil se perder!! Eu vejo o Gabriel, meu afilhado, ele tem 9 anos e não tem o mesmo sentimento que nós tínhamos nesta idade!!Mas prometi que no ano que vem vou levá-lo a uma parada de 07 de setembro, pois se na escola ele não tem incentivo, o dever a da Tia aqui....rsss!! Beijos amiga!! Estou muito feliz de vc estar acompanhando o blog!!!

    ResponderEliminar
  3. Nossa!!! como eu azucrinei a vida do maestro.. ele queria que eu fosse na ala de frente com as meninas fazendo malabares, mas eu não queria.. queria estar tocando na fanfarra... e consegui, após muita insistência.. kkkk Foi muito bom, nosso uniforme era lindo...eu era um tico de gente.. kkk Muito gostoso reviver esses momentos.. Valeu irmã!!!

    ResponderEliminar
  4. Tequinha vc. escreveu tão lindo que fiquei com vontade de chorar, porque me recordo muito bem desses dias. Depois do desfile fomos almoçar fora para compensá-las pelo esforço. Lindassss!!!
    Amooooo muito vcs.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Meninas lindas =)!!

    Que bom ter o blog da Teca Maria para matarmos a saudade. Leve mesmo seu afilhado ao desfile ano que vem. Depois de ler sua historia linda, pensei que tambem preciso conversar coma minha irma e dizer que ela deve levar minha sobrinha a um tambem rs. Precisamos mesmo de alguma forma ajudar essa nova geracao resgatar esses valores e tradicoes tao legais, tao importantes. Cissi, persistencia e uma qualidade essencial, esta vendo como deu certo e voce conseguiu o que queria??rsrs
    Iracilda, essas lembrancas de infancia nao tem preco, e voces fazem parte de algumas memorias maravilhosas da minha.
    E uma alegria te acompanhar por aqui, querida!

    p.s. me desculpe pq meu teclado nao tem configuracao de acento ortografico nem cedilha rsrs

    Bjossss nas 3

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!! Deixe o seu comentário, é muito importante para o Blog!!