sábado, 17 de setembro de 2011

Compras Online



Hoje vou escrever sobre uma prática que eu amo, comprinhas pela internet...rss! Porém, eu me cerco de cuidados e sempre procuro referências ou indicações! Apesar do brasileiro gostar muito de internet, nós somos um povo muito desconfiado, quando se trata de compras online!

É frequente nos comentários de leitoras de blogs, o receio de se fazer compras nacionais ou internacionais, devido a uma série de fatores, que podem ser: 
  • Insegurança de utilizar o cartão de crédito por causa de clonagens; 
  • Não conhecer a procedência do fornecedor;
  • Dúvidas em relação ao frete, entrega e taxas e
  • Desconhecimento dos seus direitos de consumidora, quanto à compras pela internet.

Quando eu comecei a fazer compras online eu também tinha muitas dúvidas, mas encontrei na net várias vantagens sobre as compras nas lojas físicas:
  • Nas lojas virtuais, principalmente livrarias, o preço de alguns itens são mais baratos, ou você pode comprar no cartão e parcelar em mais vezes, do que nas físicas, mesmo que a empresa seja a mesma. Uma vez um vendedor me justificou o fato, a loja virtual não tem despesas que são comuns nas lojas físicas.
  • Pesquisa de preço. Você pode comparar o preço de várias lojas, ou mesmo ler com calma as especificações técnicas do produto, feedback dos compradores, ou seja, você tem mais poder de decisão. Neste caso já comprei lavaroupas, forno elétrico, acho perfeito para eletrodomésticos em geral.
  • Comodidade!!!!! No meu 1º post eu escrevi sobre a experiência de se comprar ovos de Páscoa online! Nada de stress, filas, tumultos, estacionamentos....enfim, preciso escrever mais...rs!
  • Dependendo do valor da compra, muitas lojas virtuais não cobram o frete. E convenhamos, já li reclamações sobre o valor do frete, mas estas pessoas esquecem de colocar no papel, o estacionamento, o tempo perdido em uma loja com o atendimento e pagamento. 
  • Ah, e no caso de compras internacionais é possível comprar produtos de qualidade e com um preço bem menor que no Brasil, mesmo com o frete e impostos e conversão da moeda local para o real, alguns produtos valem muito a pena! Só existe uma desvantagem neste caso, como são produtos importados o seu envio demora muito, por volta de 1 mês, mas compensa...rs!

Juntamente com este post, eu acrescentei na barra superior do blog a opção "dicas de compras" com endereços virtuais de empresas que eu recomendo!!! 

Os únicos itens que eu não gosto de comprar pela internet são roupas e calçados. Em lojas físicas já é um problema, por causa do meu biotipo, imagine online...rss! Só abro exceção para a Melissa, pois sei o meu número de calçado praticado pela marca.

Porém, o importante é  sempre pesquisar na internet sobre referências de determinado fornecedor ou loja, ler o feedback dos clientes, estar atento ao rastreamento da sua encomenda e procurar os seus direitos de consumidor sempre que for preciso! Tomando estes cuidados não há porque temer fazer compras online!!

Beijos da Teca Maria!!


Alguns post sobre compra online para vocês reverem:

Melissa Addict

1 comentário:

Obrigada pela visita!! Deixe o seu comentário, é muito importante para o Blog!!